Os cuidados com as patas estão entre as tarefas indispensáveis para um dono ter um bichinho sempre saudável. Isso porque os cães passam a maior parte de sua vida descalços! Suas patinhas ficam expostas a todo tipo de superfície, vulneráveis a bactérias e fungos, que podem estar no ambiente externo e até mesmo na própria saliva do animal.
A falta de atenção com essas regiões pode levar à lambedura excessiva e dermatites. Causando dores, desconfortos e prejudicando a saúde dos animais. Não à toa o assunto gera muitas dúvidas entre os tutores. Dr. Rivaldo Junior (CRM: 5731-PE), veterinário e especialista em dermatologia canina, respondeu algumas delas. Confira:
Onde encontrar essa fórmula especial? No Brasil, é produzida e vendida apenas pela marca PetHelp
“Ao contrário do que muitos pensam, não é o estresse ou ansiedade a principal razão dos cachorros lamberem as patinhas. Na maioria das vezes é apenas pelo ressecamento dos coxins. Essa condição leva ao aparecimento de rachaduras e feridas. Fazendo com que eles se lambam, na tentativa de limpar o local e aliviar a dor”, explica o veterinário.
Estudos comprovam que 8 a cada 10 cães estão com as patinhas ressecadas e rachadas. Causadas especialmente por:
- Alergias – Poeira, picadas de bichos e produtos de limpeza, podem desencadear coceira, inchaço e vermelhidão.
- Climas extremos – No verão, a alta temperatura do asfalto pode queimar seriamente as patas, causando até bolhas. Já no inverno, o frio diminui a transpiração corporal e a umidade natural da pele.
- Chão áspero – A abrasão do piso tende a gerar crostas e calos com facilidade.

Devo me preocupar se ele não parar com esse comportamento?
Muitos tutores adiam o tratamento por não darem a devida importância ao problema ou por não entenderem o que pode acontecer com o animal caso ele persista.
O doutor alerta, “O ato de lamber excessivamente pode piorar as lesões. Intensificando a inflamação, causando pele vermelha e irritada. Além do surgimento de secreções, escurecimento e perda de pelos.”
“Já em casos graves, com infecção secundária vigente, pode evoluir para sangramentos, infecção generalizada, necessidade de amputação e até mesmo morte.”, completa.
Como fazer meu cachorro parar de lamber as patas?
“Infelizmente, tenho visto sugestões online que incluem borrifar pimenta ou spray amargos nas patinhas, calçar meias e botas, utilizar o Colar elizabetano (cone), ou até mesmo, gritar com seu cachorro. Tudo em um esforço para impedir que os cães lambam as patas. Claro que NENHUMA dessas coisas vai funcionar! E pra piorar você pode estressar e colocar seu bichinho em perigo.”
A solução mais eficaz é 100% natural e muito fácil de aplicar. Pode ser utilizado em cachorros de todas as raças, tamanhos e idades.
“Para acabar com o ressacamento e as lambidas indesejadas eu recomendo o PataHelp. Produto que age diretamente na hidratação, reparação e proteção das patinhas. Ele contém ativos que atuam na regeneração da pele e permitem a cicatrização dos locais ressecados. É atóxico e não faz mal para a saúde se for ingerido”, diz o especialista.
PataHelp é um Bálsamo formulado especialmente para os pets. Tem ação anti-inflamatória e anti-séptica que ajudam na prevenção de novas feridas e irritações. Basta aplicar uma fina camada nas áreas desejadas e pronto!
Temos uma boa notícia
Após a indicação do Dr. Rivaldo e os resultados obtidos pelos seus pacientes, o pessoal da redação entrou em contato com a distribuidora oficial do PataHelp no Brasil.
E eles resolveram disponibilizar alguns CUPONS DE DESCONTO para que nossos leitores pudessem experimentar o produto!
Para aproveitar a promoção, basta clicar num dos botões abaixo e aplicar o código “CURIOSIDADE5” na hora da compra.